sexta-feira, 16 de setembro de 2011

16 de Setembro - País

Por: Ana Paiva
Oiee
Hoje é o dia de estudar sobre um país diferente, combinamos de entrar na lista de países no mundo, escolher um que acharmos interessante pelo nome e pesquisar sobre ele, não pode ser algum país que já sabemos alguma coisa, tem que ser algo totalmente novo. Pesquisei no site do IBGE.
Eu escolhi Andorra, o único país do mundo cuja única língua oficial é o catalão. Tem extensão territorial de 453km e, com base no ano de 2010, uma média de 85.116 habitantes, sendo 44.444 homens e 40.672 mulheres. A moeda oficial é o Euro. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é 0,824 e a esperança de vida ao nascer (base 2010) é de 80,8 anos.O PIB total é 3.743 milhões sendo 3,16% gastos com educação. O país registrou entrada de 1.830.000 turistas em 2008.


Conheça um pouco mais sobre a história do país:
          País localizado nos Pirineus, entre a Espanha e a França. Seu nome se origina possivelmente do basco (pelo sufixo orra) e de uma raiz latina.
          Os primeiros habitantes dos vales andorranos, até onde se tem registro, foram os cartagineses. Em seguida, por sucessivas invasões, vieram romanos, vândalos, suevos, alamanos e godos. Até que, no Século VIII, os sarracenos invadiram a Península Ibérica e estenderam seu domínio até os Pirineus. Foram expulsos da região por Carlos Magno, em fins do Século VIII, início do IX, que também reprimiu os bascos até a Catalunha, determinando os limites da fronteira espanhola do seu império. Por conta deste fato, há quem atribua a independência de Andorra a Carlos Magno e seu filho Luís I, embora não haja prova histórica que sustente tal afirmação.
          No Século IX, o rei Carlos, o Calvo, concedeu a propriedade daquele condado ao conde de Urgel. Posteriormente, foi repassado ao bispo espanhol de Urgel, que o manteve após a fragmentação do império carolíngio, nos Séculos IX e X. Para fortalecer as defesas da região, o bispado de Urgel, por volta do Século XI, aliou-se à poderosa família feudal dos Caboet, que receberam um feudo andorrano. Em fins do Século XII, início do XIII, aquele feudo foi repassado aos Castellbon e aos condes de Foix. Estes últimos se recusaram a prestar vassalagem ao bispo, o que provocou instabilidades na região. Em 1278, foi assinado um tratado de paridade, com a arbitragem do rei de Aragão, com o objetivo de organizar o vale de Andorra, dividindo sua administração entre o bispo de Urgel e o conde de Foix. Caberia aos habitantes de lá pagarem tributos aos dois senhores, que se comprometeram a não guerrearem entre si.
         O Condado de Foix foi sendo assimilado por casamento de seus integrantes a reis de Navarra, do Béarn, a Henrique IV e finalmente aos reis de França. Após a Revolução Francesa, os revolucionários renunciaram aos direitos sobre Andorra, mas com a ascensão de Napoleão, o antigo feudo dos Foix foi novamente anexado ao domínio francês. Andorra teve, novamente, o seu governo dividido entre o bispado espanhol de Urgel e o Estado francês. Em 1993, o arcaico sistema feudal foi substituído por regime parlamentar curioso: a população não paga imposto de renda, mas recolhe tributos ao bispo e internacionalmente constitui um protetorado da França.


Muito interessante não é?????
Pesquise você também e nos conte qual país você escolheu!




Por: Bartira Moreira


Eu escolhi Nauru... nunca tinha nem ouvido falar... e cuidado pra não confundir com Bauru... hehehehe



Nauru é um país insular do hemisfério sul, localizado na Oceania, que compreende uma área de apenas 21 quilômetros quadrados, o que faz dele o menor país insular do mundo. A ilha mais próxima ao país é a Ilha Banaba, no Kiribati, 300 quilômetros a leste.
Nauru é uma ilha rica em rocha fosfática, e sua atividade econômica primária desde 1907 foi a exportação de fosfato da ilha. Com o esgotamento das reservas de fosfato, seu ambiente severamente degradado pela mineração, e a confiança estabelecida para administrar a riqueza da ilha significativamente reduzida em valor, o governo de Nauru ordenou medidas excepcionais para obter o rendimento. Desde 2001, aceitou o apoio do governo australiano, em troca do qual a ilha acolhe um centro de detenção para pessoas que procuram asilo na Austrália, que é parte da sua "Solução Pacífica".
Nauru é uma pequena ilha de fosfato rodeada de um arrecife que fica exposto com a maré baixa ao oeste do Oceano Pacífico, ao sul das Ilhas Marshall. A maior parte da população vive em estreito cinturão costeiro. Uma planície central cobre aproximadamente 45% do território e se eleva uns 65 metros sobre o nível do mar. Possui uma pequena laguna ao sudoeste da ilha, chamada Laguna Buada.
A extração intensiva de fosfato por parte de empresas britânicas tem afetado muito o ecossistema de Nauru, deixando os 90% da parte central da ilha com uma planície não cultivável, além limitar os recursos atuais do país.
Nauru era uma das três grandes ilhas de fosfato no Oceano Pacífico (as demais são Banaba, em Kiribati e Malatea, naPolinésia Francesa); porém, as reservas de fosfato quase estão esgotadas depois de devastar os 80% da ilha, deixando um terreno estéril de pináculos de caliza de até 15 metros de altitude. A mineração também teve um impacto sobre a vida marinha, que veio a reduzir em até 40% as espécies.
Devido a sua proximidade com a linha do Equador, o clima de Nauru é equatorial, com constantes chuvas e monções entre os meses de novembro e fevereiro. A disponibilidade de água doce é limitada. Assim, as populações dependem do uso de tanques para recoletar a água e da provisão de uma dessalinizadora.
Nauru tem uma população de 13 048 habitantes, segundo o censo de 2005, dos quais uns 58% são de nativos Nauruanos, 28% de outras ilhas do Oceano Pacífico, 8% são chineses e uns 8% são europeus. O idioma oficial é o nauruano. O inglês também é falado e é a língua do comércio e da administração pública. Também é falado o idioma gilbertês. A religião maioritária é o cristianismo, que se divide em protestantes (66%) e católica(34%).

Saiba mais sobre esse diferente país clicando no link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nauru

Nenhum comentário:

Postar um comentário